Clique aqui e
selecione um assunto
Whatsapp
Hospital Bom Jesus

Solenidade do Batismo de Jesus

Texto iluminador: “e do céu veio uma voz: “tu és o meu filho; eu hoje te gerei” (Lc 3,22).

 

 

1 – Jesus é batizado, por quê? Não é Ele o verbo divino, feito homem? É. Não se trata do Salvador? Sim. Então por que ser batizado? Simplesmente, Jesus quis assemelhar-se aos salvandos, e assumir oficialmente sua missão. Foi um gesto de humildade; quis assemelhar-se a nós em tudo, menos no pecado, no qual nos haveria redimir.

 

2 – As outras duas pessoas divinas: o Pai e o Espírito Santo, se fazem presentes neste batismo. O Espírito Santo, enquanto Jesus se acha em oração. Não sabemos qual foi o conteúdo da oração, mas certamente quis mostrar, que suplicava pela ajuda do Pai e do Espírito Santo, para vencer sua missão, que estava assumindo. mostra, outro sim, o valor e a grandeza da oração de Jesus e a importância da nossa.

 

3 – O Pai abona a ação do Filho, afirmando: “tu és meu filho, eu hoje te gerei”. É o primeiro, gesto trinitário na missão de Jesus. Ele é autêntico, pois tem o aval do Pai e do Espírito Santo. Mais tarde, na transfiguração mais uma vez o Pai ratifica a ação do Filho, afirmando ainda que se compraz nele e manda obedecer-lhe. (ouvi-lo) (Mt 17,25). Procuramos nos cristãos, sincronizar nossa vida, com a do Cristo? De fato, o cristianismo é sobretudo sentir-se filho diante do Pai, irmão em e de Jesus Cristo, e formandos do Espírito Santo. Como assumamos nós nosso batismo e crisma? Boa pergunta, mas certamente não confortável resposta… contudo necessária. Não é?

 

+Dom Carmo João Rhoden, SCJ

Bispo Emérito de Taubaté-SP

Solenidade do Batismo de Jesus

Compartilhe nas redes sociais:
Confira também essas notícias:
Solenidade do Batismo de Jesus
31/12/2024
Solenidade do Batismo de Jesus
30/12/2024