Clique aqui e
selecione um assunto
Whatsapp
Hospital Bom Jesus
Hospital do Coração Bom Jesus

Hospital do Coração Bom Jesus

Conheça nossa história

A Associação Hospitalar Bom Jesus é uma entidade beneficente, filantrópica e religiosa, pertencente à Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada.

Em 1960 o Pe. Rafael Lototski, pároco, da Igreja Transfiguração de Nosso Senhor, sabendo do anseio do médico Dr. Bartolomeu Lisboa em melhorar a saúde da comunidade de Ponta Grossa, sugeriu a construção de um hospital no terreno da Congregação das Irmãs, situado em frente à Igreja.

Fechada a negociação com relação ao terreno, o acordo compreendia a incluía o trabalho das Irmãs desde o primeiro dia de sua abertura. Para efetivar a construção, o Dr. Lisboa contou com o auxílio dos empresários: Domingos Gnata, Mariano Chafka, Nicolau Schafranski, Sebastião Tramontim e Vitor Novelin.

Dois anos depois, em 22 de abril de 1962, concluiu-se a primeira parte da obra do Hospital Bom Jesus (HBJ), e ele foi colocado à disposição do público. Sob a coordenação geral, clínica e administrativa do Dr. Bartolomeu Lisboa, os demais serviços ficaram sob a responsabilidade das Irmãs Paula Leuch, Ir. Nicodema Snak, Ir. Petronila Lukavei e Ir. Dária Ratuchnei.

O hospital foi colocado à venda, em dezembro de adquirido pela Irmã Bartoloméia Feduz, Superiora Provincial das Servas de Maria Imaculada, desta data em diante, as Irmãs terminaram a construção iniciada e ampliaram o HBJ, investiram em equipamentos, materiais médicos hospitalares e recursos humanos.

A dedicação e o amor da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, consagrou uma vocação despertada desde seus mais antigos alicerces, exercida com profissionais visionários e pioneiros no protagonismo, incomparáveis na prestação de serviços inovadores e a frente de seu tempo em Cardiologia, o Hospital Bom Jesus passa a se chamar Hospital do Coração Bom Jesus (HCor Bom Jesus) a partir de 02 de setembro de 2020

Hoje, o HCor Bom Jesus, atende diversas especialidades médicas de excelência já reconhecidas, como a cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, cirurgia vascular, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica, neurologia e neurocirurgia, otorrinolaringologia, urologia, oncologia clínica e cirurgia, entre outras, além de atender mais de um milhão de habitantes, direcionados através da 3ª Regional de Saúde, 4ª Regional de Saúde e 21ª Regional de Saúde do Paraná, através do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme contrato com o Estado.