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Hospital Bom Jesus

Informações para Pacientes e Acompanhantes

Informações para pacientes e acompanhantes seguindo as orientações da Secretaria da Saúde do Estado do PR

Informações para pacientes e acompanhantes

Atenção!

Conforme a Lei n°20.091, de 29/03/2022
Art. 2°. O uso de máscara de proteção facial é requisito indispensável para acesso aos serviços de saúde do Município de Ponta Grossa.

Orientação Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

Conforme orientação da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA), pedimos que visitantes, acompanhantes, médicos, enfermeiros, paciente e colaboradores sigam as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, como, o uso de máscara e a lavagem e higienização das mãos. Visando a segurança de todos no hospital.

Contamos com à compreensão e colaboração de todos.

Visitas

A partir do dia 12 de setembro de 2022, as visitas podem ser realizadas diariamente, nos seguintes horários:

Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
15h às 16h

Sistema Único de Saúde (SUS)
11h às 13h

Particular / Convênio
14h às 20h

Internação

É permitida a permanência de um acompanhante nos seguintes casos:

  • Pacientes até 18 anos incompletos;
  • Pacientes maiores de 60 anos;
  • Excepcionalmente, a critério da equipe de saúde, em situações não previstas, poderá ser autorizada a permanência de 1 (um) acompanhante.

Troca de acompanhante

A troca de acompanhantes pode ocorrer nos seguintes horários:

  • Manhã: entre 06h e 08h
  • Tarde: entre 12h e 13h
  • Noite: entre 18h30 e 20h30

Lembramos que:

  • Todos os visitantes e/ou acompanhantes devem ter a entrada e saída registrados na portaria com documento;
  • Não é permitida a entrada de alimento/bebidas;
  • É permitido a entrada de somente uma pessoa por vez;
  • Visitantes menores de doze anos não são permitidos;
  • Acompanhantes menores de dezoito anos não são permitidos;
  • O uso de máscara é obrigatório.

Atenção!

A prática de registro de imagens de pacientes, colaboradores ou qualquer outro titular de dados, conforme definições Art. 5º da LGPD, através de fotografias e filmagens realizadas por terceiros nas dependências da Associação Hospitalar Bom Jesus, sem o consentimento formal e inequívoco do titular ou com base em outra hipótese legal que autorize o tratamento, conforme Art. 7º da LGPD, fere a Lei 13.709/2018 e é proibida.

Clique aqui para acessar ao comunicado completo.

São deveres dos acompanhantes

  • Apresentar-se na portaria do hospital para a criação de sua etiqueta de identificação, esta deverá utilizada todo o tempo, em local visível, pelo acompanhante.
  • Deixar o crachá na portaria sempre que se ausentar do hospital;
  • Permanecer na enfermaria junto ao paciente, não transitando pelos corredores do hospital;
  • Os pacientes devem seguir a dieta oferecida pelo hospital, a qual é acompanhada por serviço de Nutrição responsável, portanto, não trazer outros alimentos e bebidas;
  • Colaborar para a manutenção da higiene e organização do ambiente hospitalar;
  • Higienizar as mãos antes e depois de qualquer procedimento com o paciente;
  • Evitar barulho: falar com voz moderada, usar celular no modo silencioso;
  • Retirar-se temporariamente da enfermaria no momento da higienização do quarto.

Sugestão: procure não permanecer mais que 12 horas no hospital, respeite seu próprio horário de descanso.

São direitos dos acompanhantes

  • Receber orientações e esclarecer dúvidas quanto aos cuidados com o paciente no Hospital e em casa;
  • Receber encaminhamentos para procedimentos a serem realizados pela Rede Sócio Assistencial do Município.

Não é permitido

  • Fumar nas dependências do Hospital;
  • Sentar, deitar ou colocar objetos e sacolas em cima da cama do paciente;
  • Interferir nos procedimentos da equipe assistencial;
  • O uso de adornos, tais como brincos, relógio, colar, anel e pulseira, pois são importantes veículos de transmissão de doenças (NR32);
  • Trazer colchão, colchonete, televisão, cadeira, ventilador, notebook, rádio ou outros materiais;
  • Lavar roupas no banheiro dos quartos.

Demais informações e esclarecimentos de dúvidas o acompanhante poderá procurar o Serviço Social.

Informações sobre o setor de hotelaria

  • Os quartos são higienizados uma vez ao dia, caso exista alguma intercorrência, solicite ao posto de enfermagem.
  • É disponibilizado um kit de enxoval contendo: toalha de banho, lençol, sobre lençol, fronha, travesseiro, cobertor e/ou manta e camisola e/ou pijama. Ressalta-se que toda peça de enxoval possui um chip de identificação utilizado para o controle de evasão.
  • Os controles da TV são monitorados pela Hotelaria. Após a arrumação dos quartos, a camareira se certificará se o mesmo apresenta-se em funcionamento.
  • Após a desocupação dos quartos, é realizada a inspeção do chuveiro, televisão, cama, frigobar, telefone e ar-condicionado. Caso seja identificado alguma não conformidade, comunicar a equipe de enfermagem ou setor de Hotelaria no ramal 5033.

Informações sobre o serviço de Nutrição e Dietética

As refeições serão servidas em suas dependências nos seguintes horários:

Refeição Horário de distribuição Horário de recolhimento
Café da manhã 07:30 às 8:30 Até 9:00
Almoço 11:30 às 12:30 Até 13:00
Lanche da tarde 15:00 às 15:30 Até 16:00
Jantar 17:30 às 18:00 Até 19:00
Ceia 19:00 às 19:30  

As refeições entregues aos pacientes seguem a prescrição médica.

Pedimos que sigam a dieta ofertada pelo hospital e por questão de segurança não ofertem alimentos que não correspondem com a dietoterapia proposta no momento.

Refeições acompanhantes:

Informações na Tesouraria Ramal: 5124 ou na Secretaria: 5096 / 5011

O acompanhante que desejar adquirir alguma das refeições deve avisar a copeira ou o setor da copa. Ramal Copa: 5037

Orientações Dieta por sonda

Para os pacientes que usam alimentação enteral (SNG/SNE/ Gastrostomia/Jejunostomia):

  • Horário de administração da dieta: das 06 às 21 h, podendo variar conforme prescrição do nutricionista.
  • As dietas possuem validade conforme indicadas na etiqueta, que deve sempre estar preenchida por completo pela enfermagem.
  • A dieta somente deverá ficar desligada em casos de jejum, passagem de medicações, no momento do banho e durante a pausa noturna.
  • A sonda deverá ser lavada pelo menos 4x ao dia com 100ml de água filtrada, antes de iniciar a dieta (06h), após desligar (21h) e, pelo menos, em dois horários durante o plantão (12h e 18h).
  • Para evitar episódios de vômito, a enfermagem deverá verificar a estase antes da passagem de água e manter a cabeceira da cama elevada a mais de 45 ºC durante a administração da dieta.
  • Após as medicações a equipe de enfermagem deverá passar água filtrada na sonda para evitar obstrução.
  • Cuidar para que o paciente não retire a sonda e caso observe que a sonda está fora da posição ou o paciente arrancou comunicar imediatamente a enfermagem.
  • Em casos de Gastrostomia/Jejunostomia ter atenção ao movimentar o paciente, para não ocorrer o tracionamento acidental da sonda.

O acompanhante que desejar adquirir algo deve avisar a copeira ou o setor da copa.

Ramal Copa: 5037.

As refeições entregues aos pacientes seguem a prescrição médica.

Pedimos que sigam a dieta ofertada pelo hospital e por questão de segurança não ofertem alimentos que não correspondem com a dietoterapia proposta no momento.

Lista dos principais ramais

Posto de Enfermagem do 1º Andar: 5026 Cantina: 5123
Posto de Enfermagem do 2º Andar A: 5040 Hotelaria: 5033
Posto de Enfermagem do 2º Andar B: 5126 Ouvidoria/SAC: 5066
Posto de Enfermagem do 3º Andar: 5038 Tesouraria: 5124 ou 5029
Copa: 5037 Serviço Social: 5089
Portaria: 5012