Texto referencial: “Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo Mateus 28, 18-19”.
1- Celebramos hoje, o mistério mais solene e sublime de nossa fé: Nosso Deus é tri uno, ou seja, três pessoas em um só Deus. Ele é amor, portanto comunhão e participação. É também o maior bem feitor, pois, é nosso Criador. Por isso, a Solenidade da Santíssimas Trindade é ocasião de ação de graças, de louvor e adoração. Sendo Trindade de pessoas, quer também, que nós vivamos em Espírito de comunhão e solidariedade.
2- Jesus começou na Galileia sua missão, lá, também vai terminá-la.
De lá enviou os seus discípulos para evangelizar o mundo todo. Evangelizar significa levar a mensagem de Jesus, sua vida e salvação, implantando o Reino de Deus, que cabe a todos edificar.
3- Antes da Ascensão, Jesus frisou claramente sua autoridade. A partir desta, Ele envia seus discípulos para evangelizar e batizar a todos. Portanto são discípulos os que ouvem a palavra e a vivem. Realizam sua experiência de Deus a partir de Jesus, vivenciado o amor e servindo aos irmãos.
4- Subindo aos céus, Jesus não nos abandonou, mas enviou seu Espírito Santo, para continuar sua missão, que agora é nossa. Está ela em boas mãos? Os suicídios não estão aumentando? Isso não significa nada?
+Dom Carmo João Rhoden, SCJ
Bispo Emérito de Taubaté-SP