Clique aqui e
selecione um assunto
Whatsapp
Hospital Bom Jesus

Quinto Domingo da Quaresma

Texto referencial: Perguntou Jesus: “ninguém te condenou?”. Ninguém Senhor-respondeu a mulher. Respondeu-lhe Jesus: “Eu, também não te condeno. Vai e não peques mais”. (Jo 8,9-11).

 

1- A São João apresentar Jesus, como quem só sobe ao monte das Oliveiras, para orar ou seja falar com o Pai e descer para evangelizar no templo (Jo 8, 1-3). Jesus é zeloso no executar sua missão. O povo era sensível a suas palavras. Os escribas e fariseus nem tanto: vinham para tentá-lo. Não mudou muito, de lá para cá … os mais simples gostam das palavras de Jesus. Os doutros e os grandes, nem tanto …tem certamente, suas razões.

 

2-Apresentam então uma mulher, apanhada em adultério. Os puritanos vei-na logo, como pecadora. Acusam-na e recordam a Jesus o que a lei de Moisés, nestes casos mandava fazer: apedrejar. Viam delitos, mas não as circunstâncias. Conheciam a lei, mas não o perdão e a misericórdia. Jesus que conhece bem os corações e que veio, para salvar, era diferente. Ele sem pecado perdoou a pecadora recuperando-a para vida.

 

3- Jesus, lhe diz “vá em paz e não tornes a pecar”. Perdoou, sem esquecer, de recordar que o pecado, deve ser evitado, a verdade buscada, a virtude procurada e cultivada. Hoje, há muitos tribunais, mas faltam confessionários, ou ao menos intérpretes da lei como Jesus. Por isso, há ainda hoje os que se retiram, pois sentem a consciência os acusando, já vão tarde.

Quinto Domingo da Quaresma

Compartilhe nas redes sociais:
Confira também essas notícias: