Clique aqui e
selecione um assunto
Whatsapp
Hospital Bom Jesus

Quinto Domingo da Páscoa

Texto inspirador: eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos ouros. (Jo 13-34)

 

1- A três atitudes possíveis no relacionamento humano. Duas são alto-excludente: amar ou adiar. Existe uma terceira ainda. É menos radical: ignorar a pessoa.

 

2- O antigo testamento manda amar com todo coração, alma e com todas as forças, (Dt 6-5) ou então na versão de Levíticos “amarás teu próximo como a ti mesmo”. (Lc 19.18.). É preciso, portanto, amar e não odiar, nem menosprezar, pois devemos tornar-nos pessoas e não apenas indivíduos.

 

3- Jesus não ignora o Antigo Testamento, até o cita (Lc 10,27., Mc 12,31) frisa ainda que é preciso amar até o inimigo. Só o amor é digno da pessoa humana. O restante é preciso combater, pois todos somos filhos do Altíssimo. É isso que está acontecendo? Não. Infelizmente não. A TV o mostra diariamente.

 

4- Jesus, no entanto, leva a perfeição o amor, quando manda amar sempre, até o extremo, ou como Ele mesmo amou. Ele é a referência no amor, pois deu a vida, na cruz por nós. (Jo 13,34.15,12). Jesus, ainda, chama em causa o amor do Pai por Ele: Jesus sente-se amado pelo Pai e o ama. Somos então cristãos ou talvez, apenas batizados vejamo-lo conosco...

 

 

 

 

 

+Dom Carmo João Rhoden, SCJ

Bispo Emérito de Taubaté-SP

Quinto Domingo da Páscoa

Compartilhe nas redes sociais:
Confira também essas notícias: