Recentemente foi realizado no Hospital do Coração Bom Jesus (HCorBJ) mais um Implante de Válvula Aórtica Transcateter (TAVI).
A TAVI é indicada para pacientes portadores de estenose da válvula aórtica que não são aptos para a cirurgia cardíaca tradicional. Normalmente são pacientes idosos, onde o risco de uma cirurgia com a abertura do tórax traria mais riscos que benefícios.
A estenose da válvula aórtica é uma doença cardíaca relativamente frequente em idosos, causando falta de ar às atividades físicas habituais, tonturas, dor no peito e até morte súbita.
Dr. Marcelo Freitas, cirurgião cardiovascular, integrante da equipe que realizou o procedimento destaca que “o tratamento considerado padrão ouro é a cirurgia cardíaca, com abertura do tórax e troca da válvula doente.” Entretanto, alguns pacientes estão em condições gerais desfavoráveis para a cirurgia tradicional, como é o caso de pacientes em idade mais avançada ou portadores de outras condições que elevam demais o risco cirúrgico, destaca Dr. Freitas.
Nestas condições, a TAVI, que é o implante de uma nova válvula por cateterismo, se torna uma excelente opção para estes pacientes, pois não há necessidade de abertura do tórax, podendo inclusive ser feita com sedação e anestesia local, evitando a anestesia geral.
A equipe que participou do procedimento foi Dr. Marcelo Freitas, Dra. Deborah Christina Nercolini, Dr. Rubens Sirtolli, Dr. Bernardo Vieira Gimenes e a equipe de enfermagem Luana de Medeiros, Amanda Venâncio e Keila Carla Soares Marciniak.