Texto referencial: Tu me amas mais do que estes? Tu, sabes que te amo.
1-Adeus, Papa Francisco, e eterno agradecimento, por tudo o que fizeste, pelo rebanho do sumo e eterno Pastor, Jesus Cristo, o qual a teus cuidados pastorais o confiou.
2-Pedro, de quem fostes um dos sucessores, bem como de todos os apóstolos, certamente te receberam felizes, pois procuraste cuidar, carinhosamente do rebanho e que a outro agora passará.
3-Olhaste para o alto, para receberes as luzes necessárias para a condução do rebanho do Senhor. Olhaste para frente, pois, por ali passa a esperança do futuro. Olhaste, para dentro de ti mesmo e percebeste a necessidade da conversão e a urgiste de todos e começando contigo.
4-Como Jesus, fostes ao encontro dos mais fragilizados, defendestes seus direitos, clamando por justiça, sem esquecer também a necessidade da solidariedade humana.
5-Como Francisco de Assis, defendeste a natureza obra de Deus e presente à humanidade, pois sem ela, esta não pode viver, pois não haveria verdadeiro futuro.
6-Como Pedro e junto dele, te suplicamos que continues a zelar pelo rebanho que já foi teu e agora passará para outro. Sabendo que o Pai celeste tem mais a dar, do que nós podemos almejar, desejamos-te a visão beatifica da Trindade e assim a felicidade sem fim. Até nosso encontro, na casa do Pai.
+Dom Carmo João Rhoden, SCJ
Bispo Emérito de Taubaté-SP