Recentemente foi um Estudo Eletrofisiológico (EEF) e Ablação por Radiofrequência de Taquicardia Supraventricular Paroxística no Hospital do Coração Bom Jesus (HCorBJ).
Dr. Ricardo Fraiz, médico que integrou a equipe explica que “o Estudo Eletrofisiológico é realizado através da introdução de cateteres (tubos flexíveis especiais) em locais específicos do coração para avaliar o funcionamento. do sistema elétrico cardíaco.”
Dr. Fraiz destaca que “a Ablação por Radiofrequência Termocontrolada é realizada por Computador. Trata-se de uma microcoagulação feita com energia de radiofrequência, aplicada com cateteres especiais nos focos das arritmias, que são mapeadas pelo estudo eletrofisiológico. Um computador faz o ajuste permanente da quantidade de energia que o aparelho aplica no coração, para que a temperatura sentida pela ponta do cateter seja constante e não ultrapasse os limites de segurança.”
Neste procedimento foi realizada correção (Ablação) de uma via anômala no sistema de condução, responsável pela taquicardia paroxística (arritmia) do paciente. Com índice de sucesso superior a 98% e cura da arritmia, neste caso.
A equipe que participou do procedimento foi Dr. Ricardo Fraiz (CRM/PR 21882), Dr. Diego Jantsk Marques da Silva (CRM/PR 28539) e Dr. Bernardo Vieira Gimenes (CRM/PR 39778).