1-Todos somos chamados a sermos Santos (as). Deus deu sentido a tudo na criação. O reino mineral, existe em função dos seguintes: do vegetal, do animal e este para o racional. Os racionais o homem e a mulher são um para o outro e ambos para o Senhor.
2-Sendo Deus-Santíssimo- e nós pecadores, deu-nos um tempo de conversão. De transformação. De santificação. Devemos prepararmos para chegarmos mais próximos de Deus, não sem antes tentarmos de transformar para melhor o meio que vivemos. O pecado causou um transtorno na criação e o mal estar na humanidade. Disso, nós somos culpados. Tendo consciência disso, cabe-nos, revermos. Fazemo-lo assumindo os valores do Reino de Deus e santificando-nos.
3-Quanto o mundo precisa de renovação e de melhoria, não é necessário convencer a ninguém. A sociedade está doente. A juventude fala em falta de sentido da vida. A família está em processo de esfacelamento. Suicídios e feminicídios aumentam e os vícios campeiam aos nosso redor.
4- Por isso, já no Antigo Testamento, se lê: sede santos porque Eu, vosso Deus sou santo. (Levítico 19,2). A escritura neotestamentário também o repete: sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito. (Mateus 5,48). Muitos o entenderam. Desses, alguns são canonizados. Outros não. No entanto, não é preciso ser canonizado. Basta ser autêntico na caminhada da santificação.
+Dom Carmo João Rhoden, SCJ
Bispo Emérito de Taubaté-SP