1- Para sermos exatos, não temos ano litúrgico, mas tempo litúrgico, por exemplo: quaresma, páscoa, etc...
2- Advento: significa vinda, chegada, aproximação. É preciso recuperar o verdadeiro sentido do Natal: preparação para a celebração do nascimento de Jesus. Do Salvador, prometido no Antigo Testamento. O dia de Natal é 25 de dezembro. O advento, então, é o período de preparação: de reflexões, novenas e orações. É tempo especial de evangelização.
3- A sociedade atual fala muito em papai Noel, em panetone e enfeites. Explora a dimensão comercial e se esquece o essencial. Jesus veio ao nosso encontro. Encarnou-se. Assumiu nossa natureza humana, com exceção do pecado. A humanidade, pelo pecado, se está afastando de Deus, que veio ao nosso encontro. Veio, mas não foi bem acolhido, outrora, (Jo1, 11) pelos membros do povo de Deus. E hoje, é melhor recebido? Penso que não. A mentalidade secularista e relativista se propaga e cresce. Fazem-se festas, canta-se o “noite feliz”, enfeitam-se casa e ruas, repartem-se presente, mas o verdadeiro festejado, Jesus, fica na penumbra, quando não, esquecido.
4- Os personagens do advento são João Batista, Maria Santíssima e claro: Jesus, feito gente. Ouçamos o precursor e imitemos a Maria, a grande Mãe de Jesus. Ela o colheu primeiro em seu coração e depois em seu ventre. Podemos imitá-la, pela meditação, conversão e oração, bem como pelas novenas nas casas e na vizinhança.
5- Esperando, que haja um belo tempo de preparação para a chegada do menino Jesus, desejo também as melhores bênçãos e graças pela ocasião do Santo Natal.
+DOM CARMO JOÃO RHODEN, SCJ.
Bispo Emérito de Taubaté-SP