Na tarde de ontem (06) foi realizada mais uma Ablação por Radiofrequência com Mapeamento Eletroanatômico no Laboratório de Hemodinâmica do Hospital do Coração Bom Jesus (HCorBJ).
O mapeamento eletroanatômico permite visualização, como maior precisão, das áreas de fibrose e dos istmos de condução, aumentando as taxas de sucesso desse procedimento.
Dr. Diego Jantsk, explica que “o mapeamento eletroanômico é uma técnica na qual um computador realiza uma reconstrução virtual das câmaras cardíacas e mapeia a atividade elétrica dentro dessas câmaras. O equipamento também permite identificar a localização dos cateteres dentro do coração, por meio de um sistema semelhante ao GPS, permitindo que as ablações sejam feitas com mais precisão e elevado o índice de sucesso.”
O médico Dr. Ricardo Fraiz, integrante da equipe destaca que “a Ablação por Radiofrequência Termocontrolada é realizada por Computador. Trata-se de uma microcoagulação feita com energia de radiofrequência, aplicada com cateteres especiais nos focos das arritmias, que são mapeadas pelo estudo eletrofisiológico. Um computador faz o ajuste permanente da quantidade de energia que o aparelho aplica no coração, para que a temperatura sentida pela ponta do cateter seja constante e não ultrapasse os limites de segurança.”
Neste procedimento foi localizado o foco da Extrassístoles e realizada correção (Ablação) através de Radiofrequência Termocontrolada.
A equipe que participou do procedimento foi Dr. Ricardo Fraiz (CRM/PR 21882), Dr. Diego Jantsk Marques da Silva (CRM/PR 28539), Dr. Andre Trentini (CRM/PR 17240) e Dr. Roberto Oliveira Muller (CRM/PR 33858).
O laboratório de Hemodinâmica e a Cardiologia Intervencionista do Hospital do Coração Bom Jesus (HCorBJ) realizam procedimentos vasculares e coronarianos de alta complexidade e minimamente invasivos. Conta com uma estrutura confortável e segura durante e após a realização de todos os procedimentos, garantindo assim segurança e qualidade para os pacientes.