Texto iluminador: “Ele traz a pá em sua mão para limpar a eira, afim de guardar o trigo no celeiro, mas a palha ele queimará num fogo que não se apaga”. (Lc 3, 17).
1 – O terceiro domingo do Advento anuncia a alegria e requer conversão. De fato, não haverá alegria, onde não houver melhoria de vida: é preciso, melhorar, buscar a santificação. João Batista, frisa a importância da vida moral. Jesus não trouxe apenas um novo estilo de vida, uma nova religião, mas um novo modo de ser pensar e agir. Por isso, se exige sempre vida de conversão dos discípulos de Cristo.
2 – Repito: cristianismo não visa apenas levar as pessoas para a Igreja, mas a Deus pelo culto e aos irmãos pela solidariedade. Isto é essencial. Sempre. Mas, de modo especial, no mundo atual: ganancioso, materialista e voltada aos prazeres. Está esquecendo a dimensão transcendente da existência.
3 – Também, hoje, Batistas ainda existem e sinalizam pra Jesus Cristo e o indicam presente em nossa sociedade, mesmo que não tenha tanto trabalho…, pois, os homens modernos não gostam de frequentar Sua evangelização. O que responderia o Mestre aos interpelantes hodiornos? talvez fosse o quanto segue: “não sejas injusto”. “não vos queirais, valer dos vossos empregos funções, para extorquir.” “não useis da política para enriquecerdes, nem do vosso poder, para dele vos aproveitardes”. “lembrai-vos, de que alguns, só recebem o salário-mínimo, porque vós recebeis demais.” Somente isso? Não. Perguntar-nos-ia: “vossa consciência não vos acusa”? então, o Reino dos céus vos pertence.
Boa preparação para o santo Natal!
+Dom Carmo João Rhoden, SCJ
Bispo Emérito de Taubaté-SP