Clique aqui e
selecione um assunto
Whatsapp
Hospital Bom Jesus

27° Domingo do Tempo Comum

Texto Iluminador: Jesus então disse: “Foi por causa da dureza de vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”. (Mc 10, 5-9).

 

1- Jesus na sua vida pública, evangelizava e ensinava, além de curar enfermos e expulsar demônios. Veio libertar. Sofrer então, aborrecimentos, oposições, e as vezes até rejeições. Mas Ele colocava tudo e todos no seu respectivo lugar. Corrigia o que estava errado. No direito judaico, o homem podia mandar embora a mulher; esta porem não o podia. Jesus ensina que desde o início, o Pai determinou que nem o homem e nem a mulher o podiam fazer. O que Deus uniu os homens nem as mulheres desunam. Já, naquele tempo, faziam exceções… hoje piorou. Reivindicam fórmulas e alternativas. Novidades…mas eu diria: nãos desusam os governos e os homens o que Deus uniu.

 

2- Jesus ensinava a vontade do Pai e defendia os direitos, principalmente, das mulheres e das crianças. Estes eram menosprezados, ou seus direitos não respeitados. Jesus demonstrava um carinho e respeito as crianças, e ternura para com as mulheres pecadoras. Não temia os grandes de então, nem os fariseus, saduceus nem os doutores da lei.

 

3- Mudou muito de lá para cá? Em relação as crianças e mulheres não. Respeito: não. Piorou. Vejam-se os abortos no mundo: Uma lástima. Um crime, de acordo com o Evangelho. E a venda, ou desaparecimento de crianças e jovens? crimes horríveis. Como os pais educam seus filhos? Às vezes, se valoriza ainda a família: “patrimônio da humanidade” (Bento XVI).

Mas como vai a preparação para o matrimônio? Infelizmente, nem as igrejas realizam o que lhes competem fazer.

 

 

+Dom Carmo João Rhoden, SCJ

Bispo Emérito de Taubaté-SP

27° Domingo do Tempo Comum

Compartilhe nas redes sociais:
Confira também essas notícias: