Texto iluminador: “Quando estas coisas começam a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque vossa a vossa libertação está próxima”.
1 – Advento: começa um novo tempo litúrgico. No antigo testamento se privilegiava o tempo de espera e de preparação da vinda do Messias, prometida por Deus. Hoje, Ele, já veio. Assim sendo é preciso conhecê-lo, para amá-lo, servi-lo na edificação do Reino de Deus. Jesus Cristo é o centro da história. Portanto, durante este tempo litúrgico é preciso aprofundar, de modo particular o mistério do verbo feito homem. Enquanto, tal acontecimento de conversão dos homens, não se averiguar, a salvação da humanidade, também não acontecerá como deveria.
2 – No evangelho de São Lucas- o de hoje: (21,25-28.34-36), o autor se vale do estilo apocalíptico, para assim nos revelar verdades que nos ultrapassam. Este estilo, já era usado no antigo testamento, (cf. Daniel e as vezes também pelos grandes profetas, entre eles Ezequiel, Jeremias e Isaías). No novo testamento João o usa no livro do apocalipse. Usando-o os homens de Deus, não querem incutir medo e pavor nos leitores. Jesus, salvou os pecadores, morrendo na cruz e não veio para condená-los. É claro que mandou que cuidássemos e lutássemos pela nossa salvação e assim não perdêssemos, o que temos de mais nobre e precioso: a salvação.
3 – No Advento, portanto, não basta que preparemos em nossas casas, o presépio é que cantemos o noite feliz… é precioso e eu o repito que aprofundemos o mistério do filho unigênito de Deus, que nasceu pobre e assim também viveu, sendo que foi crucificado, morto sepultado e ressuscitado, para que também nós um dia ressuscitássemos. Ele assim mostrou que os que ama, sabem lutar e sofrer pelos amados, para que ninguém jamais desanime diante dos infortúnios da vida. Feliz advento a todos abençoado encontro com a pessoa e o mistério do verbo encarnado.
+Dom Carmo João Rhoden, SCJ
Bispo Emérito de Taubaté-SP