O Consultório de Gestão de Alta visa aplicar a gestão de alta com a intervenção da equipe de Enfermagem e equipe multidisciplinar no processo de alta hospitalar, para completar a assistência com qualidade e eficiência. No processo de alta, o enfermeiro irá avaliar as habilidades do paciente para se auto-cuidar e o interesse da família em ajudá-lo, visto que o plano de alta tem como finalidade tornar o paciente auto-suficiente para seu cuidado no domicílio ou para ser cuidado pela família.
O HCorBJ acredita que os pacientes devem ter conhecimento de todos os aspectos de seu cuidado, incluindo a terapia medicamentosa, assumindo um papel ativo no uso de seus medicamentos através do questionamento e aprendizagem de seu tratamento, pois, assim, a ansiedade relacionada à incerteza do tratamento pode ser aliviada e erros podem ser prevenidos.
Antes do paciente sair do HCorBJ ele e/ou sua família (cuidadores), serão capacitados para gerenciar a sua condição e as ações a serem tomadas, no caso de agravo de saúde. As instruções serão fornecidas pelo Enfermeiro de Gestão de Alta que vai realizar o planejamento para cada paciente de acordo com sua realidade. As instruções ou intervenções educacionais visam reduzir o tempo de permanência no hospital e as chances de readmissão do paciente devido à medicação incorreta ou não cumprimento de seu tratamento após a alta.
O Consultório de Enfermagem de Gestão de Alta será utilizado por todos os pacientes do hospital, foram preparadas cartilhas de orientação e formas lúdicas para que as instruções possam ser compreendidas integralmente. Evitando assim, que os pacientes deixem o hospital com dúvidas sobre os medicamentos prescritos, dieta a ser seguida e retornos para as atividades do dia a dia.
Conheça mais sobre o HCorBJ, clique no ícone abaixo.