Texto iluminador: Á vista do sinal, que Jesus tinha realizado, as pessoas exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta que deve vir ao mundo”.
1 – O povo procurava Jesus e o seguia, pois ouvia Seu ensinamento e era favorecido por seu poder, contudo continuava interesseiro (queriam do pão de Jesus…) e desconfiado, como, se constata neste capítulo. Devo deixar claro que todo Evangelho de João é fenomenal, rico em ensinamentos e religiosamente questionador, além de altamente simbólico. É atualíssimo.
2 – No texto de hoje, Jesus deixa claro que mesmo interrogando os discípulos, sobre o que deveria ser realizado, Ele, já, sabia o que iria fazer (Jo, 6,6). No entanto, outrora, como hoje, não dispensa nossa colaboração. Outrora a de Felipe e André (Jo, 6,5-8), hoje, a nossa, a vossa: a de todos nós. Ele pode, em tese, realizar tudo sozinho, mas não dispensa nossa colaboração, na solução dos problemas. Nós, já, o percebemos?
3 – Abundância sim, esbanjamento não. Foi, por isso, que Jesus mandou ajuntar os pedaços dos pães que sobraram, que somaram doze cestos. Se há, hoje em dia, fome e miséria em tantos setores da sociedade, e não em poucos países, não é porque, a terra não produza o suficiente: é a ganância, a má administração, quando não a corrupção que predominam. Ainda há profetas, bons pastores e administradores, mas o poder da injustiça e da corrupção é maior.
4 – Por causa do milagre realizado, queriam então fazê-Lo rei. Há lógica nisto: haviam comido bem e gratuitamente. No entanto, Jesus se esquivou, foi para o monte, entreter-se com Seu Pai. Certamente, não veio como milagreiro, ou para ser o melhor e mais barato padeiro do mundo, nem rei. Veio para instaurar o Reino de Deus, servir e urgir a fraternidade no mundo. Veio mostrar que há solução para os problemas, mas também, que era necessário, que todos fizessem sua parte: se convertessem e participassem da construção do Reino de Deus. E hoje, Jesus é bem entendido e corretamente seguido? Na minha opinião certamente não, e na sua?
+ Dom Carmo João Rhoden, SCJ
Bispo Emérito de Taubaté-SP