Clique aqui e
selecione um assunto
Whatsapp
Hospital Bom Jesus

14º Domingo do Tempo Comum

Texto iluminador: … muitos O ouviam e, tomados de admiração, diziam: “de onde LHE vem isso? Que sabedoria é essa, que LHE foi dada, e como se opera, por suas mãos tão grandes milagres?” Mc 6,2. Admirava-se Ele da desconfiança deles. Mc 6,6.

 

1- Ontem, hoje e amanhã, continua a pergunta: Quem é afinal Jesus Cristo? Ele o ensinava e a Igreja continua a fazê-lo, hoje. Mas a pergunta persiste insistentemente: quem é Ele? A resposta pode sofrer variantes, mas é sempre, fundamentalmente, a mesma: é o Verbo Encarnado, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. É o Salvador. Provou-o, evangelizando, curando doentes e realizando sinais extraordinários (milagres), reanimando até alguns mortos. Mostrou-se assim, Senhor da vida e da morte.

 

2- Hoje ainda, uns se admiram dele e outros até se escandalizam. Há ateus, agnósticos, religiosamente insensíveis, mas também, seguidores: crentes. Só, não há mais discípulos, porque os cristãos, nem sempre dão verdadeiro testemunho. Falta-lhes fraternidade, solidariedade, ou seja, autêntico testemunho, por isso, muitos se escandalizam, até facilmente. Mas, nem eu, nem ninguém, estão dispensados da busca da fé. Mesmo que tantos percam sua fé, e nem participem mais da vida do Evangelho e da Igreja, estão justificados. Há, também, em nossos tempos, como outrora, muitos doentes principalmente no campo espiritual…por isso, cabe fazer todo esforço, para manter-se fiel. Não é?

 

3- Então, Jesus se admirava da incredulidade deles… o fenômeno continua. Existem apegos, condicionamentos, vemos suicídios, guerras, abortos, injustiças e escândalos. Diante da COVID, Dengue e outras pestes, soubemos como reagir. É claro que houve, quem brincasse com o perigo… Por isso, alguns, já estão no cemitério… Onde, queremos nós passar a eternidade? Cristo afirmou: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Nós temos liberdade, ou seja, o livre arbítrio. Contudo, com o fogo não se brinca, nem com o sentido da vida. E então, Jesus se escandalizava deles… e de nós hoje? Cabe então refletir e bastante!

 

 

+Dom Carmo João Rhoden, SCJ

Bispo Emérito de Taubaté-SP

14º Domingo do Tempo Comum

Compartilhe nas redes sociais:
Confira também essas notícias: