Clique aqui e
selecione um assunto
Whatsapp
Hospital Bom Jesus

10°Domingo do tempo comum

Texto referencial: “Jesus evangelizava…nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando ao lado de fora mandaram chamá-lo. Disseram-lhe: “tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram” Ele respondeu: “quem é minha mãe e quem são meus irmãos…?” “eis minha mãe e meus irmãos! Quem fizer a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Mc 3, 32-35.

 

1- Jesus tem sua missão e quer cumpri-la com perfeição. Por isso , evangeliza, cura doentes, vai ao encontro de pecadores e afastados, enquanto adversários e até os próprios parentes, se irritam com Ele e concluem que estaria exagerando…Talvez estivesse até se tornando um fanático, envergonhando, até, os familiares, que iam em busca dele. Outros acusam-no, de estar trabalhando com o demônio. Provam assim de que pouco conheciam de Deus e menos ainda do demônio. De fato, todos os que levam a sério a edificação do Reino de Deus, sofrem oposição, quando não opressões e injustiças. Assumir devidamente o Evangelho, tem seus custos e não pequenos.

2- Se, com Jesus fizeram tudo isso, quanto mais com os fracos e seus hodiernos seguidores. A cruz está ligada à vivência da missão. A, que provém vindas do externo, do meio ambiente e as que procedem a partir do interior, dos seus próprios defeitos, apegos, complexos e pecados. É preciso ir intensificar o bom combate (2º Timóteo 4:7-8) Ser perseverantes superando toda a problemática. Somente, quem for fiel até o fim, será vencedor e recompensado.

3- Até, hoje, nossas famílias, como outrora, a do Salvador, estão envolvidas com o Evangelho Fizeram, enorme pressão, sobre a mãe (Maria) para que influísse na desistência do cumprimento da missão do Filho, dizendo :estão ali fora, tua mãe e teus irmãos. Arranjaram, até irmãos para Jesus… Onde tais irmãos são chamados filhos de Maria, na escritura. Como, poderia Jesus ter confiado a própria mãe, a João se, ainda, tivesse outros irmãos? Não seria melhor, aos acusadores, estudarem mais a cultura e história bíblica? Sim. Evitar se iam, assim, muitas confusões, incompreensões e injustiças.

4- Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? Perguntou Jesus. Na vida e nas ações Dele, havia sempre uma hierarquia de valores: primeiramente, os do Pai e depois os outros. Jesus deixou isso bem claro. A família que Jesus promove não é só a biológica, mas de modo especial, a da fé. Quem aprova e aceita o projeto Dele, amplia o sentido da família. Por isso, afirma: quem crê e cumpre com a vontade do Pai, é minha mãe, meus irmãos e irmãs. Maria, então, “foi duplamente mãe: gerando o Salvador para esta vida e ajudando a gerar discípulos (as) até o final dos tempos.

+Dom Carmo João Rhoden, SCJ

Bispo Emérito de Taubaté-SP

10°Domingo do tempo comum

Compartilhe nas redes sociais:
Confira também essas notícias: